CFCX é OURO na Bienal Preto e Branco - 2020 - Amparo (SP)
11/04/2021 :: XXXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco - Cine Foto Clube Amparo
          Em noite de gala, cheia de emoções, tivemos ontem a divulgação do resultado, premiação e abertura da exposição da *XXXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco*, realizada em Amparo(SP), pelo Cine Foto Clube da cidade, em parceria com a Confoto, Confederação Brasileira de Fotografia.

Com uma transmissão ao vivo pelas redes sociais*, o Cine Foto Clube Amparo deu um show na Abertura da Bienal, evento que, como foi muito bem definido pelo fotoclubista Paulo Berton, é o "Oscar da Fotografia Brasileira". A transmissão foi acompanhada por aproximadamente 200 fotoclubistas do Brasil inteiro, todos interagindo ao vivo, emocionados e encantados com o primor com que foi conduzido todo o trabalho. A exposição cuidadosa, de alto nível, está simplesmente impecável, um luxo, como merece ser tratada a arte fotográfica brasileira! As falas dos organizadores foram um alento para esses tempos difíceis. Como referiu Carlos Gandara, presidente da Confoto, citando o lema "a arte salva!", essa Bienal está sendo um "bálsamo" para os fotoclubistas.

A XXXI Bienal inaugurou um sistema novo, totalmente adaptado à pandemia e à modernidade dos tempos. Com exceção do Catálogo impresso e da Exposição, que está lindamente impressa e montada na sede do Clube de Amparo aguardando a extenuação do vírus para ser visitada, o concurso, desde a sua abertura para inscrições, postagens, catalogação das fotos, julgamento e divulgação de resultados, foi todo conduzido no formato digital, utilizando-se de uma plataforma amigável e competente desenvolvida pela IAAP - International Association of Art Photographers.

Cinco fotógrafos renomados do país, Eduardo Muylaert, Marcos Varandas, Mônica Maia, Nair Benedito e Sérgio Branco, que dispensam apresentações, foram os jurados que tiveram a difícil missão de selecionar 150 trabalhos, dentre os 2.018 inscritos, de 512 fotoclubistas de 32 fotoclubes de todas as regiões do Brasil. Dentre as fotografias classificadas, 17 foram laureadas com Menção Honrosa e as 3 primeiras colocadas receberam Medalhas de Ouro, Prata e Bronze, respectivamente. Também foram premiados os 3 fotoclubes de melhor desempenho na Bienal. Tudo isso pode ser conferido na live de apresentação citada acima, que recomendamos conferir.

O Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul recebeu o cobiçado Troféu "Eduardo Salvatore", ficando com a primeira colocação entre os fotoclubes brasileiros. É nosso primeiro OURO em Bienal Preto e Branco, já havíamos conquistado essa posição na Bienal Cor de 2015.
Com 31 fotografias classificadas, 5 Menções Honrosas, a Medalha de Ouro e a Medalha de Bronze da Bienal, o CFCX mostrou, mais uma vez, a força da fotografia de Caxias do Sul.

Vamos conferir os trabalhos premiados?

ANNEMARIE BRUGGER - Medalha de Ouro - "Releitura dos Amantes"

TADEU VILANI - Medalha de Bronze - "Em Uruguaiana"

AFONSO CESA NETO - Menção Honrosa - "Barbeiro"

FLÁVIA FERME - Menção Honrosa - "Borracheiro"

INGRID BRUGGER - Menção Honrosa - "Saudade"

MILAGROS GOÑI - Menção Honrosa - "Corda de Nazaré"

SILVANA MOREIRA - Menção Honrosa - "Afonso"

Ao todo, classificamos 31 fotografias dentre as 150 que compõem a exposição:

AFONSO CESA NETO: "Barbeiro"; ANNEMARIE BRUGGER: "Coxixos", "Ditadura da Beleza", "Releitura dos Amantes"; CRISTINA TESSARI: "Rumo"; DIETMAR SPEER: "Padaria"; FÁBIO DORNELLES: "Cotidiano Mulher"; "Entre Teias e Fotos"; FLÁVIA FERME: "Borracheiro", "Vaqueiro"; GONÇALO CASSINI PETER: "Mãe"; INGRID BRUGGER: "Marlene", "Mergulho", "Saudade", "Second Line"; JAVIER PAQUITO HERRERA: "Garagem"; JEFERSON BOTEGA: "Porto Alegre e a Neblina"; LUCIANE MARI PAVAN: "O Que Você Deseja", "Janela Indiscreta"; LUÍS FERNANDO BARP: "Periferia", "Simetria Assimétrica"; MARCIA DALL' AGO: "Aldeia Yvy Poty", "Que Tédio"; MILAGROS GOÑI: "Corda De Nazaré"; SEDENIR TAUFER: "Êxtase"; SILVANA MOREIRA: "Afonso", "Pesca"; TADEU VILANI: "Em Havana", "Em Uruguaiana", "Varanasi"; TOMAS BRUGGER: "Degraus".

Todas as fotografias classificadas do CFCX podem ser visualizadas aqui.

O CFCX transborda de orgulho e agradece à competente participação dos associados, trazendo para Caxias do Sul, além das classificações e Menções Honrosas, a Medalha de Ouro, a Medalha de Bronze e o Troféu de Melhor Fotoclube do Brasil na Bienal 2020. Muitas das fotografias classificadas, inclusive a vencedora da Bienal, de Annemarie, foram produzidas para atender aos desafios internos propostos nas atividades do Clube, o que nos gratifica e atesta estarmos afinados com os interesses de nossos associados e com o que de melhor se produz na fotografia mundo afora.

Estamos todos de PARABÉNS!

Parabéns, também, ao Cine Foto Clube Amparo pelo grandioso trabalho desenvolvido durante o Ano de 2020! Em plena pandemia, sofreu com a exigência do isolamento social, chorou as perdas dolorosas, enfrentou muitos desafios e, ainda assim, teve forças para concluir a reforma e revitalização de sua linda sede social, reinaugurando-a com o "Amparo em Foco". A XXXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira em Preto e Branco, integrante do evento, está sendo digna dos melhores salões internacionais. Torcemos para que, em breve, possa receber o público que se preparou com tanto zelo e capricho para acolher!

O CFCX deseja vida longa e cheia de sucessos ao CFCA!